A TIREÓIDE DA MAMÃE DEVE SER BEM CONTROLADA

CRESCIMENTO EFICIENTE

11 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: MULHERES OBESAS QUE DESEJAM ENGRAVIDAR

PODEM ENCONTRAR DIFICULDADE EM CONSEGUIR DEVIDO A SUA OBESIDADE SENDO QUE HÁ NECESSIDADE DE PERDA DE PESO ANTES DE ENGRAVIDAR.

DEVIDO A PROBLEMAS DE SAÚDE QUE SÃO CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE E PODEM DIFICULTAR AINDA MAIS A GRAVIDEZ E PARA CONSEGUIR ENGRAVIDAR PORQUE O EXCESSO DE GORDURA PROVOCA UMA DESORGANIZAÇÃO HORMONAL.



Quando as mulheres obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) têm dificuldade para engravidar, deve partir de seus médicos de confiança, uma orientação de que elas deveriam perder peso. O motivo: excesso de tecido adiposo muitas vezes pode perturbar o equilíbrio hormonal, e o grande problema é que não compromete apenas um determinado hormônio, mas provoca um efeito dominó que poderá comprometer outras áreas que normalmente não seriam comprometidas. O desejo de ter filhos permanece insatisfeito por um longo período, isto porque a mulher deveria consultar seu médico de confiança ou seu ginecologista para saber das possíveis causas que a levam a não engravidar. Nem sempre é apenas uma disfunção ginecológica que compromete o organismo levando a uma disfunção.
Por exemplo, os desequilíbrios das funções tireoidianas podem levar silenciosamente a uma disfunção mínima , conhecida como hipotireoidismo subclínico ou mesmo uma alteração auto-imune como a tireoidite de Hashimoto ou hipotireoidismo de Hashimoto, ou a linfócitose crônica da célula tireoidiana, que poderá provocar um descolamento muito sutil de uma pequena parte da placenta, suficiente para inviabilizar a progressão da gestação e levar ao aborto espontâneo. As mulheres que têm alguns quilos a mais, muitas vezes nos surpreendem dizendo que elas iriam perdê-los. Esta é uma observação que faz com que muitas mulheres se sentem incompreendidas e até mesmo sentem raiva.
Pois, como tantas vezes em nossa sociedade marcada pela magreza extrema, elas se sentem discriminadas por causa de sua aparência. Nem todas as mulheres obesas (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) com infertilidade a apresentam devida a sua corpulência, mas existe uma comprovada relação científica ligando a obesidade à redução da fertilidade. Não é que as mulheres não devem ter o corpo curvilíneo. As mulheres também podem ser muito magras e devido ao seu baixo peso podem apresentar distúrbios hormonais e, conseqüentemente, sofrem de infertilidade. Mas cerca de 20 a 30% mais peso (índice de massa corporal (IMC) acima de 28kg/m²) do que o peso médio ideal, já pode estar desenvolvendo problemas hormonais que dificultem sua gravidez.
                                                            
Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. Excesso de tecido adiposo muitas vezes pode perturbar o equilíbrio hormonal, e o grande problema é que não compromete apenas um determinado hormônio, mas provoca um efeito dominó que poderá comprometer outras áreas que normalmente não seriam comprometidas...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com/

2. Os desequilíbrios das funções tireoidianas podem levar silenciosamente a uma disfunção mínima , conhecida como hipotireoidismo subclínico ou mesmo uma alteração auto-imune como a tireoidite de Hashimoto, que poderá provocar um descolamento muito sutil de uma pequena parte da placenta, suficiente para inviabilizar a progressão da gestação e levar ao aborto espontâneo...
http://crescimentojuvenil.blogspot.com/

3. As mulheres também podem ser muito magras e devido ao seu baixo peso podem apresentar distúrbios hormonais e, conseqüentemente, sofrem de infertilidade...
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM
CITAÇÃO DOS AUTORES ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Dra.Henriqueta V.Caio-Endocrinologista – Medicina Interna
Dr. João Santos Caio Jr.Endocrinologista – Neuroendocrinologista
VAN DER HÄÄGEN BRAZIL, Dr. Stefan Kissler, médico-chefe do Hospital da Mulher Frankfurt; Instituto de Pesquisa Terapia Munique; Sociedade Alemã de Nutrição; Instituto Alemão de Pesquisa de Nutrição em Potsdam.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17