A TIREÓIDE DA MAMÃE DEVE SER BEM CONTROLADA

CRESCIMENTO EFICIENTE

19 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: MAMÃES GRÁVIDAS OBESAS DESENVOLVEM RESISTÊNCIA À INSULINA, RESULTANDO EM AUMENTO DE GORDURA CORPORAL SEVERA E REFORÇA A INFLAMAÇÃO SISTÊMICA E PLACENTÁRIA.

SUGERINDO MODIFICAÇÕES ASSOCIADAS DAS FUNÇÕES DO SISTEMA ENDÓCRINO E IMUNOLÓGICO BEM COMO DE OUTRAS ÁREAS, COMO DOS SISTEMAS METABÓLICOS EM TECIDO GORDUROSO OU ADIPOSO, E É CLARO ACABA COMPROMETENDO O FETO, DESDE A FASE INTRA ÚTERO ATÉ A FASE INFANTIL, ADOLESCENTE, E ADULTA ALÉM DE CORRER RISCOS SÉRIOS COM RELAÇÃO A APRESENTAR DIABETES MELLITUS GESTACIONAL, PRESSÃO ALTA E OUTRA DOENÇAS QUE ACOMPANHAM ESSAS DISFUNÇÕES (ECLAMPSIA).

Mamães grávidas com obesidade neo natal, desenvolvem resistência à insulina, que facilita ainda mais o aumento de massa corporal severa e reforça a inflamação sistêmica e placentária, sugerindo modificações associadas das funções do sistema endócrino e imunológico. A ativação da imunidade inata por (endotoxinas - toxinas orgânicas / lipopolissacarídeos) é uma molécula de grandes dimensões, constituída de um gordura (lipídio) e um polissacarídio (carbohidrato) ligados entre si. Lipopolissacarídeo é um dos componentes principais da membrana exterior de bactérias (gran- negativa), contribuindo muito para a integridade estrutural da bactéria, protegendo a membrana de certos tipos de ataque químico.
O lipopolissacarídeo é uma endotoxina, e provoca uma forte resposta por parte do sistema imunológico das pessoa normais. O lipopolissacarídeo tem sido proposto como um mecanismo para melhorar as alterações metabólicas em doenças com resistência à insulina, um dos fatores presentes na síndrome metabólica, composta por obesidade intra-abdominal, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alterações do colesterol total, HDL, LDL-colesterol, que é o bom e o mal colesterol. As diferenças entre Mamães magras e obesas (gestação a termo), apresentam alterações genéticas em seu tecido adiposo (gordura) devido à obesidade, sobrepeso, obesidade abdominal, visceral ou central e estruturas de células vasculares isoladas, que apresentam duplicação das concentrações de endotoxinas ( toxinas orgânicas ) no plasma (no sangue), o que indica endotoxemia (comprometimento tóxico pelas toxinas) subclínica (sem apresentarem sintomas muito definidos, em obesas, obesidade, sobrepeso, obesidade abdominal, visceral ou central) em comparação com as Mamães magras.
Isto foi associado com significativo aumento da proteína c-reativa sistêmica que se trata de um exame para verificação também da presença de processos inflamatórios, e deve ser sempre avaliado no pré-natal. Células de mulheres obesas expressam uma estimulação de 5 a 16 vezes maior da mesma proteína c-reativa (PCR), aumentando a regulação de citocinas [(as citocinas promovem a ativação de outros componentes do sistema imunológico e de outros subgrupos de linfócitos (células de defesa)] em pessoas. Os trabalhos científicos demonstram que intoxicação subclínica é associada à inflamação sistêmica do tecido gorduroso ou adiposo em mamães grávidas obesas. O reconhecimento de bactérias, mesmo não apresentando nenhuma bactéria, pode contribuir para a disfunção combinada de imunidade da mamãe grávida e os sistemas metabólicos em tecido gorduroso ou adiposo na obesidade, sobrepeso, obesidade abdominal, visceral ou central, e é claro, acaba comprometendo o feto e não possuem indicação de antibióticos ou anti-inflamatórios, por não apresentarem infecção, e sim, apenas uma simulação semelhante à infecção bacteriana.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Mulher magra possuem desvantagem modificações associadas das funções do sistema endócrino e imunológico ?
http://gorduraabdominal.blogspot.com

2. Mulheres grávidas obesas desenvolvem resistência à insulina ?
http:// obesidadecontrolada3.blogspot.com/ 

3. Obesidade intra visceral eé mais grave que outros tipos de obesidade?
http://obesidadedescontrolada1.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Obesidade (2011) 19 3, 476-482. doi: 10.1038/oby.2010.215
Associates obesidade pré-gestacionais com endotoxemia materna, maior e A inflamação metabólica Subhabrata Basu1, Maricela Haghiac1, Peter Surace1, Jean-Claude Guerre, Michele Challier2-Millo3, Katherine Singh1, Tadeu Waters1, Hauguel Judi Minium1, Larraine Presley1, Patrick M. Catalano 1 e Sylvie-de Mouzon1; 1. 1Departamento de Biologia Reprodutiva, Case Western Reserve Universidade do Centro Médico MetroHealth, em Cleveland, Ohio, EUA 2. Paris 2University 6, UPRESA 2796, Paris, França 3. 3Paris Descartes-Paris5, S UMR 872, Paris, França.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM 
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17
Seguir no Google Buzz